Assembleia aprova adicional de incentivo para analistas contábeis da Coges

O PL, de autoria do Poder Executivo, acresce 60% sobre o salário base dos analistas

07/05/2025 11:57
Os Analistas Contábeis da Contabilidade Geral do Estado (COGES) serão contemplados com um Adicional de Incentivo ao Desenvolvimento da Contabilidade (ADC), que representará um acréscimo de 60% sobre o salário base. (Foto: Thyago Lorentz I Secom - Governo)

Os Analistas Contábeis da Contabilidade Geral do Estado (COGES) serão contemplados com um Adicional de Incentivo ao Desenvolvimento da Contabilidade (ADC), que representará um acréscimo de 60% sobre o salário base. Na terça-feira (6), a Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 129/2025, que altera e acresce dispositivos na Lei Complementar nº 1.115, de 22 de dezembro de 2021, e revoga as Leis Complementares nº 697, de 26 de dezembro de 2012, e nº 911, de 12 de dezembro de 2016, possibilitando esse reajuste.

O PL, de autoria do Executivo Estadual, estabelece novas regras para o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do cargo de Analista Contábil. Entre os avanços estão: a criação do Adicional de Incentivo ao Desenvolvimento da Contabilidade (ADC); a progressão anual, com efeitos financeiros a partir da conclusão do estágio probatório; e o Adicional de Qualificação Profissional, conforme titulação acadêmica e capacitações:
 

  • Especialização (pós-graduação lato sensu): +20%
  • Mestrado: +30%
  • Doutorado: +35%
  • Capacitações de 100h: +2% a cada 100h, até o limite de 10%

    Valorização do capital humano
     

Em justificativa anexada à Mensagem nº 46, de 23 de abril de 2025, o Governo de Rondônia afirma que, além do escopo técnico e da complexidade das responsabilidades atribuídas ao Analista Contábil, a remuneração atual desses profissionais não reflete de forma adequada a importância e o impacto direto que sua atuação tem sobre a eficiência dos gastos públicos e a boa governança.

“Para manter a qualidade dos serviços contábeis prestados ao governo, é fundamental garantir a retenção de talentos. Profissionais altamente qualificados e especializados em contabilidade pública estão sendo atraídos para outros concursos públicos, onde os salários são mais competitivos”, explica o texto.

As sessões da Assembleia Legislativa podem ser acompanhadas presencialmente ou pelos canais da TV Assembleia (7.2) e YouTube. Mais informações sobre os projetos e as votações estão disponíveis no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl) e no site oficial da Alero.



Texto: Isabela Gomes I Jornalista Secom ALE/RO
Foto: Thyago Lorentz I Secom - Governo de Rondônia