Cacoal: Cirone Deiró busca recursos para escolas afetadas pelas chuvas
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Caneca, em Cacoal, foi uma das mais prejudicadas pelas chuvas.
17 Setembro 2025O estrago causado nas escolas, pelas chuvas ocorridas recentemente em vários municípios do estado de Rondônia, foi um dos assuntos abordados pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembléia Legislativa, realizada nesta terça-feira (16). Ele solicitou o empenho da Secretaria de Educação e de outros setores do governo do estado, para que as obras necessárias sejam executadas o mais rápido possível, para evitar prejuízos na aprendizagem e na segurança dos alunos. “Já conversei pessoalmente com a secretária Albaniza Batista de Oliveira e estou reforçando agora, a necessidade urgente de resolver essa situação”, disse.
O deputado citou como exemplo, o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Caneca, localizada no Bairro Village do Sol, em Cacoal. A instituição, que atende cerca de 800 alunos, teve que interromper o atendimento, por causa dos estragos causados pelo temporal. Os estudantes foram remanejados para outras duas escolas da cidade, necessitando inclusive de transporte escolar.
Segundo o deputado, a prefeitura e a Superintendência Regional de Educação de Cacoal se uniram para não deixar os alunos sem aulas, até que o problema seja solucionado. “É uma situação que precisa ser resolvida de forma imediata”, afirmou.
Cirone Deiró tem investido continuamente na área da educação. Escolas estaduais e municipais de diversos municípios estão sendo beneficiadas com obras de reforma e ampliação, executadas com recursos assegurados pelo deputado.
Entre as escolas contempladas com obras de reforma e ampliação, com recursos assegurados pelo deputado, está a Francisca Duran, de Rolim de Moura, com R$ 1.525.195,73 e a Manoel Ribeiro, de Theobroma, com R$ 1.568.414,74. Os investimentos, viabilizados por ele, já chegaram a diversos outros estabelecimentos de ensino, como a Escola Educandário Paulo Freire, de Alto Alegre dos Parecis, a Valter José Zanella, de Chupinguaia, a Mário Covas, de Candeias do Jamari e a Honorina Lucas de Brito, Josino Brito, Paulo Freire, Luiz Lenzi e a Dr João de Deus Simplício, de Cacoal.
Além da construção de novas salas de aula, reformas e pinturas padronizadas, as escolas estão sendo contempladas com a aquisição de equipamentos de tecnologia e execução de projetos artísticos e culturais. Há recursos também para a aquisição de veículos.
Texto: Eli Batista | Jornalista