Cláudia de Jesus solicita nova escola indígena para aldeia de Chupinguaia
Indicação pede melhorias para garantir educação digna na Terra Indígena Tubarão Latundê.
05 de Janeiro de 2026A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou uma indicação à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para construção de um novo prédio para a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio (EIEEFM) Aikanã, localizada na Aldeia Rio de Ouro, em Chupinguaia.
A unidade atende cerca de 50 alunos indígenas e enfrenta sérias deficiências estruturais. Conforme o documento, há risco de desabamento, infiltrações recorrentes no período chuvoso, ausência de condições adequadas de higiene e segurança, além da falta de alojamento para professores e de espaço apropriado para armazenamento da merenda escolar, o que compromete diretamente o processo educacional.
Para a deputada, a medida é indispensável para assegurar direitos básicos à comunidade. “É inaceitável que estudantes e educadores convivam com risco e precariedade. Garantir uma escola segura e adequada é assegurar o direito à educação e respeitar a realidade da educação indígena”, afirmou Cláudia de Jesus.
Texto: Assessoria Parlamentar
Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO