Delegado Camargo indica contratação de profissionais de saúde para apoiar atendimento a autistas em Cacoal
Camargo pede apoio do governo do Estado no atendimento aos autistas de Cacoal.
14 Setembro 2023O deputado Delegado Camargo (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, para que o chefe do executivo estenda apoio ao Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado em Autismo, do município de Cacoal, com a contratação e disponibilização de profissionais fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacional.
O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo (CMAEEA) atua de forma terapêutica no atendimento dos estudantes com TEA de 1 a 14 anos e atualmente presta serviços para um total de aproximadamente 75 crianças, com idades variando de 0 a 12 anos, oriundas da rede pública municipal. Além disso, o Centro estende seu atendimento a crianças com idades de 12 a 14 anos, provenientes da rede pública estadual, totalizando um acréscimo de estudantes beneficiados com a assistência especializada. O atendimento visa complementar ou suplementar a formação desses estudantes e garantir o direito à educação de qualidade, por meio de um processo lúdico, respeitoso, alegre e envolvente.
De acordo com o parlamentar, é inegável que o Centro exerce atividade relevante em nossa sociedade, proporcionando educação e apoio especializado a crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Considerando que essas crianças e suas famílias enfrentam desafios significativos, e o acesso a terapias como a fisioterapia desempenha um papel fundamental em seu desenvolvimento e qualidade de vida, é mais do que justo e necessário o apoio do governo do estado, especialmente com a contratação desses profissionais que farão a diferença para dezenas de famílias”, disse o deputado, que recentemente visitou o centro e acompanhou os esforços da equipe para atender as crianças e recebeu o pedido pelo reforço de profissionais.
Um dos desafios enfrentados atualmente pelo Centro Educacional Especializado para Autismo de Cacoal é a demanda crescente por serviços especializados. O Centro enfrenta uma fila de espera de 217 crianças autistas, refletindo a necessidade premente de ampliação dos recursos e do quadro de profissionais para atender essa demanda. Camargo observa que a falta de atendimento adequado para as crianças autistas não apenas afeta diretamente o desenvolvimento e a qualidade de vida delas, mas também sobrecarrega suas famílias, gerando impactos significativos na sociedade.
“Peço ao governo do estado, por meio da Casa Civil e da Sesau que ajude o município de Cacoal no atendimento dessas crianças autistas que aguardam por vaga no Centro Municipal. Eles precisam deste atendimento especializado, deste acompanhamento profissional e o governo pode ajudar através de um convênio com o município”, finalizou.
Texto: Jocenir Sérgio Santanna / Assessoria parlamentar
Foto: Welik Soares / Assessoria parlamentar