Deputado Pedro Fernandes atua em favor da agricultura familiar em reunião com a Sefin
Objetivo da reunião foi discutir os desafios econômicos enfrentados pelos municípios do Vale do Jamari.
28 Setembro 2023O deputado estadual Pedro Fernandes (PTB) fez uma importante visita na última quarta-feira (27) à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin). O encontro contou com a presença do secretário adjunto, Franco Maegaki Ono, e também com a participação do prefeito e da dama de Cujubim, João e Lucia Becker. O principal objetivo da reunião foi discutir os desafios econômicos enfrentados pelos municípios da região do Vale do Jamari.
Durante a reunião, Pedro Fernandes fez uma indicação para que a Sefin forneça aos municípios uma lista de produtores rurais com Inscrição Estadual Cancelada. Isso permitirá a realização de um recadastramento através do "Projeto atende mais Sefin". Este projeto visa ampliar os serviços oferecidos à agricultura familiar, possibilitando que os produtores rurais tenham acesso à inscrição estadual, emissão de notas fiscais e outros serviços essenciais oferecidos pela Sefin.
Para o deputado, é fundamental entender que muitos produtores rurais estão na informalidade e isso dificulta o acesso a créditos bancários e outros benefícios essenciais. "O recadastramento de produtores já existentes e a formalização de novos produtores rurais serão cruciais para o desenvolvimento econômico do Estado. Isso não apenas impulsionará a arrecadação do ICMS, mas também possibilitará que esses produtores aproveitem benefícios como o acesso a créditos e a emissão de notas fiscais. Eles poderão evitar intermediários e comercializar seus produtos diretamente", destaca.
Vale ressaltar que 25% do total arrecadado de ICMS pelo estado de Rondônia é transferido às prefeituras através do Fundo de Participação dos Municípios. Um dos critérios chave para determinar o montante dessa transferência é baseado em um índice que avalia a produção agrícola e agropecuária do município. Esta iniciativa, portanto, tem o potencial de impactar positivamente a distribuição de recursos para os municípios de Rondônia.
Texto e foto: Ivan de Lara / Assessoria parlamentar