Dra. Taíssa solicita medidas urgentes para falta de transporte escolar no distrito de Araras
Alunos estão há vinte dias fora do ambiente escolar por falta de ônibus.
29 Fevereiro 2024Alunos do distrito de Araras, em Nova Mamoré, estão sofrendo com a falta do transporte escolar. As aulas tiveram início no dia 9 do corrente mês, e até o momento os estudantes não conseguiram frequentar devido a esse problema. A deputada estadual Dra. Taíssa (PSC), após tomar conhecimento do caso que está repercutindo nos sites jornalísticos e redes sociais, protocolou uma indicação parlamentar à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) solicitando a disponibilização de um ônibus.
Segundo os pais dos estudantes, desde o início do ano letivo os alunos estão indo até o ponto de ônibus mas voltam para casa pois o veículo não está disponível. De acordo com o Artigo 23, inciso V da Constituição Federal, é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: Proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação, à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à inovação. A dificuldade de acesso ao ambiente escolar resulta em índices negativos consideráveis, como o aumento da evasão escolar.
“Os alunos da região não possuem meios de locomoção próprios, eles contam com o transporte público para ir até a escola. É preocupante essa falta de ônibus desde o início deste mês, já são vinte dias sem conseguir frequentar as aulas, isso prejudica no desenvolvimento da vida escolar, causando prejuízos significativos”, expressou a parlamentar. A parlamentar e toda comunidade do Araras aguardam por respostas positivas da Seduc, para que providências possam ser tomadas e os alunos possam estar presentes no ambiente escolar.
Texto: Rosa Rodrigues / Assessoria Parlamentar
Foto: Assessoria Parlamentar