Elero inicia curso de Introdução à Atividade de Inteligência
Aula inaugural contou com palestra do promotor de justiça Anderson Batista, coordenador do GAECO.
7 de Julho de 2025 às 12:43Teve início, na manhã desta segunda-feira (7), o curso de Introdução à Atividade de Inteligência (CIAI), promovido pela Escola do Legislativo em parceria com a Secretaria de Segurança Institucional da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). A capacitação segue até sexta-feira (11), com a participação de 36 pessoas ligadas ao setor de segurança pública e institucional de diversos órgãos.
A aula inaugural foi ministrada pelo promotor de justiça Anderson Batista de Oliveira, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Em sua exposição, o promotor abordou os desafios atuais no enfrentamento à criminalidade organizada e a importância da atuação integrada entre os órgãos institucionais e os setores de inteligência.
De acordo com o tenente-coronel PM Deivsson Souza Bispo, secretário de Segurança Institucional da Alero, o curso tem como finalidade capacitar servidores e colaboradores para atuar conforme os protocolos técnicos de segurança e inteligência institucional, fortalecendo a prevenção de riscos e a proteção das atividades legislativas.
“O curso tem foco na formação de assessores que possam subsidiar as autoridades na tomada de decisões estratégicas. A inteligência é dividida em ramos e envolve desde a produção de documentos até a coleta de informações em redes sociais. O objetivo é transformar dados em relatórios úteis para decisões que envolvam saúde, segurança, administração pública ou qualquer outro setor de interesse institucional”, explicou Bispo.
Durante a semana, a formação abordará temas como fundamentos da atividade de inteligência, análise de risco, segurança orgânica, contrainteligência, produção de conhecimento, aspectos legais e metodologias de coleta e tratamento de informações. Ao final da programação, na sexta-feira (11), os participantes passarão por uma atividade prática e receberão certificados de conclusão.
Secretário de Segurança Institucional da Alero esclareceu a importância da formação (Foto: Rafael Oliveira | Secom ALE/RO)
O curso reúne uma diversidade de instrutores, com especialistas diferentes a cada dia, e conta com a participação de representantes de todas as forças de segurança – incluindo Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, além de servidores dos gabinetes de segurança dos poderes estaduais e de órgãos federais.
Conforme Natália Brasiliano, diretora adjunta da Elero, a formação faz parte das ações permanentes da Escola do Legislativo e está voltado ao fortalecimento da segurança institucional no âmbito do Poder Legislativo, promovendo atualização técnica, integração interinstitucional e alinhamento às normativas nacionais do setor.
Texto: Ivanete Damasceno | Jornalismo Secom ALE/RO
Foto: Rafael Oliveira | Secom ALE/RO