Ieda Chaves defende a transformação da educação brasileira durante a Conferência da Unale
O evento, realizado no Rio de Janeiro, reuniu um público estimado em 1500 pessoas.
06 Dezembro 2024A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) participou da 27ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), considerado o maior encontro parlamentar da América Latina, que encerrou ontem (5), no Rio de Janeiro (RJ). As discussões nortearam o tema "O Futuro da Educação no Brasil" e, durante as Plenárias, a parlamentar reafirmou o seu interesse em discutir, avaliar e propor ações factíveis para o fortalecimento do setor educacional em todo o país
.
“Não é incomum ouvir que esse setor é um pilar fundamental para o desenvolvimento de qualquer nação. Neste momento crucial de transformação digital e mudanças sociais, debater o futuro da educação no brasil é mais do que necessário: é urgente”, disse Ieda Chaves.
A deputada, que em 2025 assumirá a presidência da Comissão Permanente de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Rondônia, contribuiu ainda a sua esperança para que a “Educação do Futuro” seja mais inclusiva, qualitativa, conectada e principalmente, cidadã.
“Em eventos como este, temos a oportunidade de trocar experiências, compartilhar ideias e construir um futuro melhor à educação brasileira. Que as discussões aqui realizadas inspirem a criação de políticas públicas que promovam uma educação de qualidade para todos e todas”, acrescentou Ieda Chaves.
Plenárias
A 27ª Conferência da Unale recebeu palestrantes com vasta experiência acerca do tema principal, como: Cristovam Buarque, ex-ministro da Educação; Claudia Costin, a ex-secretária de Educação do Rio de Janeiro; e, Dr. Clóvis de Barros, palestrante e educador.
Entre as temáticas abordadas, estiveram as seguintes: “Educação e inovação pedagógica: novos modelos de ensino para o século XXI”, “Educação ambiental como estratégia fundamental para a sociedade”, “A conexão entre a neurociência e a educação”, “Renegociação das Dívidas dos Estados e Sistema Previdenciário”, “O papel das escolas legislativas na formação dos servidores nas políticas públicas” e “O papel do Legislativo na transformação educacional”.
Números.
Neste ano, segundo a organização da Conferência, foram cerca de 1500 participantes de todas as 27 unidades da Federação. A programação foi composta por 18 eventos simultâneos de entidades parceiras à Unale. Para saber mais, acesse: https://unale.org.br.
Texto: Etiene Gonçalves | Assessoria Parlamentar
Foto: Divulgação | Thiago Lontra/Unale