Ismael Crispin realiza ciclo de palestras “Gente que Inspira” em São Miguel do Guaporé com homenagens e histórias emocionantes

Durante a programação, o deputado compartilhou detalhes de sua trajetória pública.

07 Julho 2025
Compartilhar:  
Palestras começaram na Escola Princesa Isabel (Foto: Double Click - Produções)

Com o objetivo de inspirar sonhos e valorizar a juventude por meio de trajetórias reais, o deputado estadual Ismael Crispin (MDB) realizou na última semana, em São Miguel do Guaporé, o ciclo de palestras “Gente que Inspira”. A iniciativa integrou o calendário oficial de comemoração dos 37 anos de emancipação do município, promovendo momentos de reflexão, motivação e pertencimento entre os estudantes.


As palestras começaram na Escola Princesa Isabel, onde o parlamentar foi recebido nos turnos matutino, vespertino e noturno. Foi nessa mesma escola que Ismael estudou na juventude e, hoje, como deputado estadual e representante do município na Assembleia Legislativa de Rondônia, voltou às salas de aula com uma nova missão: incentivar os jovens a acreditarem em seu potencial. “Voltar aqui como deputado é uma honra. Essa escola faz parte da minha história, assim como São Miguel faz parte de quem eu sou”, destacou.


Durante a programação, o deputado compartilhou detalhes de sua trajetória pública, iniciada como secretário municipal em São Miguel do Guaporé. Foi eleito vereador em 2012, reeleito em 2016, e presidiu a Câmara Municipal. Em 2018, chegou à Assembleia Legislativa como deputado estadual e, em 2022, foi reeleito com 23.417 votos. Já presidiu as comissões de Segurança Pública, Constituição e Justiça (CCJR) e atualmente lidera a Comissão de Meio Ambiente. Toda essa caminhada foi construída em São Miguel, onde formou sua família com Eliane Jerônimo, teve seus filhos Nathanael e Nickolas, e viu nascer sua neta Helena — todos vivendo e crescendo na cidade que ele representa.


Em seguida, o deputado esteve nas duas unidades da Escola Deonildo Caragnatto — na zona urbana e na linha 94. O local também tem um significado especial, já que foi um dos primeiros a receber investimentos de seu mandato para garantir melhores condições aos estudantes.


O parlamentar também esteve no distrito de Santana do Guaporé, onde palestrou na Escola Primavera, um anexo da Escola Princesa Isabel. O ciclo foi concluído no Ifro, com a participação da dupla João Bosco e Gabriel. O cantor João Bosco, nome artístico de Ezequiel dos Reis, já foi morador de São Miguel e hoje tem carreira nacional consolidada na música sertaneja — mais uma inspiração para os alunos da região.


O projeto também contou com a participação simbólica de ex-alunos das escolas públicas de São Miguel do Guaporé que alcançaram destaque em suas áreas de atuação. Eles gravaram vídeos especialmente para os estudantes, compartilhando suas histórias de superação, fé, disciplina e foco nos estudos, com o intuito de incentivar os jovens a acreditarem no próprio potencial e valorizarem a educação, entre eles o CBM. Douglas, 3º sargento do Corpo de Bombeiros Militar, formado na Escola Princesa Isabel; Jessé Menezes Campanharo, pastor evangélico e professor, ex-aluno da Deonildo Caragnatto e da Princesa Isabel; Catiely Pissianatti, professora aprovada em primeiro lugar em concurso público em Nova Brasilândia; Tenente-Coronel Railinson Baumann, comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, nascido e criado em São Miguel; Dr. Luciano Catelan, médico; Luana Corsato, policial civil de São Miguel; Jhonatan Júnior Lenhaus, policial rodoviário federal, ex-aluno da Escola Primavera e da Princesa Isabel; Ezequiel Antônio Fabian, produtor rural da linha 102, com 14 mil pés de café plantados e Edilson Crispin, coronel da PM, advogado e prefeito de São Miguel, que fez questão de deixar uma mensagem especial. “A escola é o lugar ideal. Nessa cadeira que você está hoje, eu também estive. Oportunidades surgem quando somos responsáveis por elas. O limite é você quem coloca.”


Esses testemunhos reforçaram a proposta do projeto, que foi justamente mostrar que é possível construir uma trajetória de sucesso a partir dos bancos escolares de São Miguel do Guaporé.


Por fim, o deputado Ismael Crispin agradeceu à sua equipe de assessores pelo apoio na realização do projeto, e ao acolhimento de todos os diretores, professores, colaboradores e alunos das escolas visitadas. “Foi uma experiência enriquecedora. Meu agradecimento a cada escola que nos recebeu com carinho. A educação transforma, e a juventude de São Miguel tem o direito de sonhar grande. Esse é o nosso papel: inspirar e apoiar quem vai construir o futuro da nossa Rondônia”, finalizou.


Texto: Laila Moraes I Jornalista
Foto: Double Click I Produções