Presidente Alex Redano comanda sessão de reabertura das atividades parlamentares do segundo semestre de 2025
Governador Marcos Rocha participou da abertura.
06 Agosto 2025No retorno dos trabalhos no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), na terça-feira (5), o presidente da Alero, deputado Alex Redano (União Brasil), comandou a sessão ordinária que marca a reabertura oficial das atividades parlamentares em plenário do segundo semestre de 2025.
Após o recesso parlamentar do mês de julho, os parlamentares, com a presença do governador Marcos Rocha (União Brasil) e outras autoridades, participaram da coletiva de imprensa, seguida pela primeira sessão ordinária deste período.
Entrevista coletiva concedida antes da sessão (Fotos: Edilson neves)
Na fala do presidente da casa, em um determinado momento, o presidente disse o seguinte: "os 24 deputados, dessa casa, cada um tem a sua função, cada um tem o seu pensamento, mas aqui sempre é debatido com muito diálogo e sempre de forma muito democrática. Então, Governador, quero agradecer essa parceria com a Assembleia Legislativa, parabenizá-los, parabenizá-lo por vários e vários projetos que chegam a essa Casa, projetos esses que beneficiam diretamente a nossa população. Aprovamos, neste primeiro semestre, vários projetos de infraestrutura, de melhoria das estradas, melhorias na educação, aprovamos aqui a habilitação social, que será um grande marco da nossa Secretaria de Assistência Social e do nosso Departamento de Trânsito, o DETRAN, que será um projeto grandioso, porém, precisamos avançar em algumas pautas".
O presidente falou ainda sobre a questão ambiental. "Nós precisamos ter um cuidado muito grande com as questões ambientais, governador. Hoje, existem políticas públicas, a nível Brasil, que estão prejudicando o nosso país, principalmente com embargos, esta questão, uma fiscalização predatória na parte ambiental é prejudicial ao nosso Estado, mas o nosso Estado, ele é um Estado próspero. Hoje, perdemos somente pra Santa Catarina, na questão de empregos. Estamos no segundo lugar no índice do desemprego", disse o chefe do legislativo.
Assim como ocorreu no primeiro semestre, a expectativa do presidente é que, no segundo, a pauta de projetos seja zerada até o encerramento das atividades parlamentares no plenário.
“É importante ressaltar que a Alero é uma das assembleias mais produtivas do Brasil. Algumas assembleias realizam apenas uma sessão plenária por semana, enquanto a nossa mantém as três sessões regulares, adaptando-se ao calendário e feriados. Cumpriremos todas as sessões e o cronograma orçamentário, com a abertura do prazo para apresentação de emendas parlamentares a partir de outubro. Continuaremos trabalhando com seriedade e aprovando projetos importantes para o estado”, finalizou.
Texto e fotos: Edilson Neves | Jornalista