Projeto aprovado na Assembleia garante soluções para a saúde em Rondônia
Deputado Marcelo Cruz destaca compromisso da Casa de Leis nas pautas de interesse da sociedade.
06 Setembro 2023A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) mais uma vez atuou em apoio a saúde da população rondoniense. No último dia 29 de agosto, os deputados estaduais aprovaram o crédito adicional suplementar até o valor de R$ 231.815.360,00 em favor do Fundo Estadual de Saúde (FES) por meio do Projeto de Lei Ordinária nº 156/2023, o qual foi sancionado no dia 1º de setembro pelo vice-governador, Sérgio Gonçalves.
O recurso visa garantir a assistência farmacêutica nas unidades hospitalares, assegurando a manutenção predial e administrativa, assim como a gestão da assistência hospitalar e ambulatorial. “Estamos acompanhando as demandas básicas que as instituições necessitam para que possam continuar atendendo com excelência toda população rondoniense”, destacou o presidente da Alero, deputado estadual Marcelo Cruz (Patriota).
Um dos projetos beneficiados com a aprovação é o “Compartilhando Saúde”, que tem o objetivo de reduzir a fila de espera para cirurgia eletivas, atendendo casos como cirurgias gerais, de urologia e ortopedia, proporcionando que os rondonienses sejam atendidos mais próximo de suas casas.
“Foi um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que foi rapidamente votado e aprovado por nossos deputados estaduais demonstrando o compromisso da Casa de Leis com nossa sociedade em atender as demandas, receber tratamentos de baixa e média complexidade de municípios distantes da nossa capital”, frisou o deputado estadual Marcelo Cruz.
O valor será utilizado para apoiar prefeituras com serviços em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), cirurgias de médio e grande porte, em diversas especialidades, e tratamento fora de domicílio. “Trata-se de recursos que serão investidos na saúde pública com o intuito de garantir a continuidade, a produtividade e a qualidade dos serviços prestados ao usuário do SUS em prol da saúde de todos os rondonienses”, afirmou Marcelo Cruz.
Outro compromisso firmado foi a nova tabela complementar do Sistema Único de Saúde (SUS), que vai beneficiar hospitais no estado, como o Fundo Estadual para Construção do Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho (FUN-HEURO), Hospital de Base Ary Pinheiro, Complexo Hospitalar Regional de Cacoal, Hospital João Paulo II, Policlínica Oswaldo Cruz, Hospital Santa Marcelina e Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) na primeira etapa de prestação de serviços.
Texto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO