Com projeto de autoria do deputado Delegado Lucas, Rondônia garante primeira premiação da Unale
Projeto foi idealizada no início de 2025 e integra uma das ações da CCJR.
05 Dezembro 2025
Pela primeira vez desde a criação do prêmio da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que neste ano chegou a sua 6ª edição, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou o principal prêmio de reconhecimento e destaques às “boas práticas legislativas” no país.
Nesta sexta-feira (5), a CCJ Cidadã, iniciativa da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e presidida pelo deputado Delegado Lucas (PP), foi eleita campeã nacional na categoria “Atendimento ao Cidadão”.
Delegação rondoniense recebe o prêmio no palco (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)
A CCJ Cidadã foi criada no início de 2025, com o objetivo de promover reuniões itinerantes, debates, oficinas e apresentações no interior do estado. Na prática, a CCJR deixou a sede da Alero e passou a percorrer os municípios, permitindo que a população acompanhasse de perto o trabalho parlamentar e o processo de análise das normas e dos projetos de lei que tramitam na Casa.
Parlamentares Delegado Lucas e Cirone Deiró exibem o certificado do Prêmio Assembleia Cidadã, que reconheceu a CCJ Cidadã como melhor iniciativa deAtendimento ao Cidadão (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)
A iniciativa percorreu municípios como Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena e Ariquemes, reunindo, desde fevereiro, estudantes, profissionais e moradores. Nas reuniões, o projeto itinerante segue o mesmo processo e regimento das reuniões realizadas na CCJR na Assembleia Legislativa, em Porto Velho, mas permite que estudantes acompanhem e participem da discussão.
Vários Projetos de Leis (PL) foram votados na CJJ Cidadã e acompanhados por moradores de quatro regiões do estado, como o PL institui a identificação de veículos de transporte de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Política Estadual de Combate às Fraudes Digitais e aos Crimes Cibernéticos em Rondônia.
Premiação inédita
Em outubro, o projeto foi inscrito para disputar o 6° Prêmio Unale – Assembleia Cidadã. Em 18 de novembro, a entidade divulgou que a iniciativa da Alero estava entre os finalistas, ao lado de outros finalistas: Sala Lilás (RJ) e Legislação Mineira em Áudio (MG).
Delegação rondoniense celebra o prêmio com a iniciativa da CCJ Cidadã (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)
O resultado foi anunciado nesta sexta-feira em Bento Gonçalves. De acordo com o deputado, a vitória da CCJ Cidadã é histórica para o estado de Rondônia. “Esse reconhecimento mostra que Rondônia está construindo uma nova forma de fazer política: mais aberta, transparente e conectada com a vida real das pessoas. A CCJ Cidadã nasceu com o propósito de ouvir a população e garantir que o Legislativo esteja onde o povo está. Ver esse trabalho reconhecido nacionalmente confirma que estamos no caminho certo.”
Assista abaixo o vídeo da CCJ Cidadã exibido na 28ª Unale
Durante a cerimônia, o presidente da CCJR destacou e parabenizou os servidores da Casa de Leis que contribuíram para a execução do projeto ao longo deste ano de 2025.
“Meu agradecimento especial à equipe da CCJR, aos servidores da Alero, às lideranças comunitárias e a todos que participaram das edições pelo estado. Esse prêmio é coletivo e representa o esforço conjunto de um Legislativo que trabalha próximo da sociedade”, disse, enfatizando ainda que a CCJ Cidadã nasceu com a missão de abrir as portas da Assembleia para que as pessoas entendam, opinem e participem das decisões legislativas.
Inspiração para outras Casas de Leis
Durante a apresentação do vídeo da Alero no 6° Prêmio Unale, a CCJ Cidadã inspirou outras Assembleias Legislativas. A servidora Tatiana Almeida, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), parabenizou a Alero pela iniciativa e destacou o interesse em levar o modelo para seu estado. “Acompanhei, assisti, inclusive estamos querendo levar para o estado do Espírito Santo para sugerir aos nossos parlamentares a implementação dessa ideia. É super importante tratar essa parte legislativa com os estudantes, para que eles possam ter conhecimento do que é feito pela Casa Legislativa e desperte neles uma sensação de pertencimento”, afirmou.
Participantes da 28ª Unale (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)
Confira, no canal da Assembleia Legislativa no YouTube, os vídeos das edições da CCJ Cidadã realizadas em Rondônia.
CCJ Cidadã Ariquemes
CCJ Cidadã Rolim de Moura
CCJ Cidadã Vilhena
CCJ Cidadã em Cacoal
Texto: Jônatas Boni I Jornalista
Fotos: Unale e Rafael Oliveira I Secom ALE/RO